No dia 09 de Abril, a ADELIAÇOR acompanhou a vista, à Ilha do Pico, do Master Sommelier John Szabo, vindo de Toronto, tendo sido proporcionado um dia de experiências únicas, à volta das vinhas e dos vinhos: vinhas da Criação Velha, classificadas pela UNESCO, Maroiços do Valverde, Museu do Vinho e almoço de partilha no Armazém do Vinho, no lajido de Santa Luzia.

Todos os produtores de vinho certificado do Pico – Adega A Buraca, Azores Wine Company, Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, Curral Atlantis, e Fortunato Garcia  tiveram oportunidade de conhecer o especialista e de apresentarem os seus vinhos em pormenor.

A sua vinda aos Açores, nomeadamente às Ilhas do Pico, Terceira e São Miguel, surge em colaboração com a Escola de Formação Turística e Hoteleira, a Associação de Turismo dos Açores e a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores, e insere-se num trabalho de pesquisa que John Szabo está a realizar para a edição de um livro sobre os vinhos vulcânicos do mundo, ou seja, vinhos produzidos em territórios de origem vulcânica.


Este tema vai ao encontro das tendências atuais, em que o conceito de terroir é cada vez mais relevante aos olhos dos consumidores informados. É largamente reconhecido e compreendido, a nível mundial, que as pequenas variações nos tipos de solos, podem produzir vinhos únicos, conferindo características especiais, para além das castas utilizadas e da região onde se inserem.


O livro não pretende ser um documento técnico nem ensaio de tese, mas antes a partilha de uma combinação de informação histórica, geológica e cultural que permita transmitir as características que definem cada região e a tornam irrepetível.


Para além dos requisitos legais de produção, do tipo de castas locais, e dos estilos de vinhos produzidos, serão abordados os perfis dos produtores de vinhos certificados, incluindo o historial das empresas e dos seus vinhos: quem são, como são e porque são dessa forma.


As regiões do mundo objeto de estudo serão:


Macaronésia, a qual abrange os arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias;

  • Alemanha e Alsácia;
  • Cascade Volcanoes nos EUA: Washington, Oregon e Califórnia (Napa, Sonoma e Sierra Nevada);
  • Ilha de Santorini, na Grécia;
  • Hungria;
  • Itália: regiões de Soave, Toscânia, Basilicata, Campânia e a ilha Sicília;
  • Chile

John Szabo é um dos 210 Master Sommeliers do mundo e foi o primeiro canadiano a alcançar este estatuto. Atualmente é consultor, escritor com participação regular em revistas da especialidade e orador em eventos associados ao mundo dos vinhos.

"Um brinde aos vinhos da ilha do Pico"

www.johnszabo.com

www.cvracores.pt

www.curraldeatlantis.pt

www.picowines.net

adegaaburaca.com